ícone do círio de nazaré

Como definir o Círio de Nazaré, como explicar as ruas que transbordam de gente com um único objetivo em comum: agradecer! O círio vai muito além de qualquer definição, e os registros indicam que a origem de tudo foi na Vigia há mais de três séculos.

Belém respira o Círio muito antes de começar. Na série #meucirioeassim, vamos conhecer alguns elementos da economia criativa que fazem parte de toda a preparação que antecede as procissões. São pessoas que desafiam o próprio talento para homenagear Nossa Senhora de Nazaré.

ícone de apresentação ciriode nazaré
História do Círio
Episódio 01 - Brinquedos de Miriti
Episódio 02 - Maniçoba
Episódio 03 - Camisas do Círio
Episódio 04 - Mantos
Nazico - Gastronomia
Nazico - Gastronomia
informações sobreo círio de nazaré
  • Cosanpa

    A Cosanpa vai distribuir copos de água da marca "Águas do Utinga", produzida na Estação de Tratamento de Água do Bolonha. A água será distribuída para os romeiros na passagem da Santa na Magalhães Barata no dia 6 de outubro e será entregue para a coordenação do Círio também para ser distribuída durante a procissão do círio no dia 8, para a equipe de apoio e romeiros.

  • Cultura Rede de Comunicação

    A Cultura Rede de Comunicação, como em todos os anos, vai transmitir o Círio de Nazaré no domingo nas emissoras. TV, Rádio e Portal já começaram a produzir matérias para a grade de programação do dia.

  • Iasep

    O Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (IASEP) realiza ação de arrecadação de alimentos para a Casa de Plácido entre os servidores do órgão. Com mais de 30 quilos arrecadados até agora, a campanha recolhe donativos para apoiar a chegada dos romeiros do Círio de Nazaré à Basílica de Belém.

    A coleta de alimentos começou no início do mês de setembro, segue até o dia 07 de outubro (sexta-feira), véspera do Círio. Estão sendo recolhidos alimentos como café, água, leite líquido, chocolate, biscoitos, bolacha, frutas, pães e ovos que vão ajudar na acolhida de cerca de 35 mil romeiros que chegam a Belém para o Círio de Nazaré.

    Serviço: Arrecadação de alimentos perecíveis para a Casa de Plácido. As doações podem ser feitas até dia 07 de outubro (sexta-feira), véspera do Círio de Nazaré, na Sede do Iasep na (Dom Romualdo de Seixas, nº 1563) ou no Iasep Gentil (Avenida Gentil Bittencourt, nº 2175), no horário de 08 às 15h.

  • Hospital de Clínicas

    No próximo dia 18 de setembro, foi inaugurada a exposição dos Estandartes de Nossa Senhora, que ficará aberta à visitação no hall de entrada da Gerência de Ensino e Pesquisa do HC (bloco administrativo). A exposição foi montada a partir da oferta do estilista Carlos Amilcar, proprietário do acervo.

  • Prodepa

    Em seu sexto ano de funcionamento, o aplicativo "Kd a Berlinda?", desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) volta a monitorar as doze romarias do Círio de Nazaré em 2017. A nova versão incluí uma série de funcionalidades, como sensor de presença e traçado de rota.

    Como serviço de utilidade pública, a ferramenta tem sistema georreferenciado, em que as coordenadas da berlinda são capturadas por GPS em tempo real e transmitidas pela rede 3G para um servidor. Em um site web (www.kdaberlinda.pa.gov.br) acessível por qualquer dispositivo móvel ou computador, é possível acompanhar o trajeto percorrido. Utiliza aplicações ajustáveis, que se adaptam ao tamanho da tela. A página é acessada com todas as suas funcionalidades, independente do dispositivo utilizado, computador, tablet ou celular.

    Disponível em três plataformas: Android, IOS (Iphone e Ipad) e Windows Phone, o “Kd a Berlinda?” é considerado um aplicativo nativo. É possível fazer o download direto da loja dos aplicativos para o celular, de graça, sem nenhum custo, e com um ícone já abrir direto no mapa para visualizar onde está a berlinda.

    O serviço estará disponível, a partir do Traslado para Ananindeua, na sexta-feira, 6 de outubro. Seguindo nas demais procissões do sábado, 7: a ida para o distrito de Icoaraci, a Romaria Fluvial, a Moto-romaria e a Trasladação; e no domingo, 8, o Círio. Outras seis romarias, que são realizadas após o Círio também contarão com o monitoramento: a Ciclo Romaria, a Romaria da Juventude, a Romaria das Crianças, a Procissão da Festa e o Recírio, chegando a 12 procissões.

  • Semas

    Os servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade estão fazendo uma campanha para arrecadar alimentos que serão destinados à Casa de Plácido, que realiza acolhida dos romeiros. Esta campanha já iniciou entre os servidores.

  • Setur

    A Setur vai realizar, numa ação conjunta com Capitania dos Portos/Marinha e Dieese, uma divulgação e apresentação para a imprensa da portaria de segurança de navegação da Romaria Fluvial, números da pesquisa do Círio Fluvial 2016 e entrega/apresentação da bandeira que identifica os barcos que concorrem ao Concurso de Embarcações da Romaria Fluvial.

    Também será feita a entrega do Press Trip de jornalistas e blogueiros que estarão na cidade por conta do Círio, no período compreendido entre 01 e 10/10.

  • Uepa

    A Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizará ações alusivas ao Círio de Nazaré, celebrado no dia 8 de outubro, com a finalidade de dar assistência a saúde dos romeiros e também promover atividades culturais.

    Nos dias 27 e 28 de setembro, cerca de 200 acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Educação Física passarão por treinamento com a Cruz Vermelha. Eles serão orientados a realizar procedimentos adequados para a troca de bandagem, curativos, massagem relaxante, suporte básico de vida e transporte de pacientes.

    A capacitação servirá tanto para atender os peregrinos que chegam a capital paraense na sexta e no sábado, quanto para atendimentos na grande procissão de domingo, 8 de outubro. O treinamento ocorrerá de 18h às 20h, no Auditório do Ambulatório de Dermatologia, localizado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)/Campus II da Uepa, na travessa Perebebuí, bairro do Marco, em Belém.

    EXPOSIÇÃO 'A CIÊNCIA NO CÍRIO' É ABERTA AO PÚBLICO NO PLANETÁRIO - A abertura da exposição A Ciência e o Círio ocorreu na última quinta, 21 de setembro, no Centro de Ciências Naturais e Planetário do Pará (CCPP) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O evento integra a 11ª Primavera dos Museus e traz ao público outro olhar sobre a manifestação popular, que vai além da religiosidade.

    Promover a aproximação da cultura popular, representada pelo Círio, e a cultura científica é o objetivo da mostra. Para isso, são evidenciadas a presença e a aplicação de princípios e leis das Ciências Naturais e Matemática nos produtos, hábitos e práticas presentes na manifestação. Para a berlinda se movimentar é preciso que os promesseiros exerçam a força sob a corda. O conceito matemático de geometria espacial está presente nos brinquedos de miriti.

    SERVIÇO: Exposição A Ciência no Círio - Local: Centro de Ciências Naturais e Planetário (CCPP) – Rod. Augusto Montenegro, KM 03, s/n, Mangueirão - Horário de visitação: De terça à sexta - agendamento para grupos escolares por meio do (91) 3216-6303. Aos sábados, aberto ao público, das 15h às 17h.

  • Polícia Civil

    A Polícia Civil do Pará já preparou o planejamento de atuação na operação Círio 2017, com objetivo de combater e coibir preventiva e ostensivamente toda e qualquer ação delituosa no percurso das procissões, sobretudo na área da Praça Santuário de Nazaré, onde serão realizados diversos eventos referentes à quadra nazarena no período de 6 a 22 de outubro. No total, serão 147 policiais civis que atuarão durante toda a programação do Círio de Nazaré. A operação Círio da Polícia Civil vai abranger desde a romaria rodoviária, que sai da Basílica na sexta-feira anterior ao domingo do Círio; a Trasladação, que ocorre na véspera do Círio, e durante a procissão do Círio, prolongando-se durante os 15 dias da festividade. Durante a quadra nazarena, haverá uma Delegacia fixa instalada no interior do Parque de Diversões de Nazaré. Na Delegacia, será possível registrar boletins de ocorrência.

    A Delegacia vai contar com sistema de informatização operacional instalado nos computadores e terá equipes compostas de delegados, escrivães, investigadores e técnicos de Informática, funcionando diariamente a partir das 18:00 horas até o encerramento das atividades do Parque de Diversões. O trabalho nessa Delegacia vai contar com o apoio externo da Seccional de São Braz e da Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA) para eventuais situações de prisões em flagrante. Durante a procissão rodoviária, a Polícia Civil se estará com quatro viaturas e 32 policiais civis para fazer o acompanhamento do deslocamento desde a Basílica até o destino final. Durante a Trasladação, na noite do dia 07 de outubro, além da Delegacia do parque de diversões, a Seccional do Comércio funcionará normalmente com reforço de mais delegados, escrivães e investigadores. Ao mesmo tempo, haverá fiscalização quanto ao horário de encerramento da festa da Chiquita Bacana nas imediações do Bar do Parque na Praça da República. Essa fiscalização ficará a cargo de uma equipe de policiais civis da Divisão de Polícia Administrativa (DPA).

    No domingo do Círio, a Delegacia do Parque de Diversões funcionará em dois horários, das 07h às 13h e das 18h até meia-noite. Ao término dos festejos nazarenos, mais precisamente na noite de 22 de outubro, será realizado o show pirotécnico que marca o encerramento da quadra nazarena. Nessa ocasião, a Polícia Civil vai realizar uma operação específica chamada Girândola, que contará com a presença de equipes de policiais civis lideradas por investigadores de Polícia que atuam como chefes de operações em Seccionais de Polícia. O objetivo é reprimir a ação de criminosos que praticam furtos, roubos e arrastões antes e durante o evento.

    Os policiais civis irão se posicionar nas principais vias de acesso à Praça Santuário de Nazaré nas seguintes confluências: • Avenida Governador José Malcher com Travessa 14 de Março; • Avenida Governador José Malcher com a Avenida Generalíssimo Deodoro; • Avenida Generalíssimo Deodoro com Avenida Gentil Bittencourt; • Travessa 14 de Março com a Avenida Gentil Bittencourt.

  • Banpará

    Nos dias 7 e 8 de outubro, a Instituição irá projetar em sua fachada, na Av. Presidente Vargas, a imagem em fitas de Nossa Senhora de Nazaré, sendo que este ano a imagem passará por algumas modificações.

    O Banco realizou um concurso entre funcionários para a elaboração da imagem que seria utilizada nas camisas, sendo assim, a imagem projetada na fachada da agência Belém Centro estará semelhante a estampa vencedora.

    Será montado um palco para apresentação musical com a cantora Jeanne Darwich. Além disso, o Banco preparou uma chuva de papel laminado e serpentina argentina para os dois dias. Silas Nascimento é o arquiteto responsável pela ornamentação.

  • Cosampa

    Ainda no dia 06, às 8 horas, a Cosanpa realiza há muitos anos uma homenagem com missa, fogos e música religiosa na passagem da Santa, durante a Romaria Rodoviária, quando a procissão passa em frente à sede da Companhia.

    Além disso, a Cosanpa coloca um banner na Caixa d'água de ferro de São Brás em homenagem a Nossa Senhora e faz uma homenagem também ao Outubro Rosa, campanha de combate ao câncer de mama.

  • Fasepa

    Entre as dezenas de homenagens feitas à padroeira da Amazônia por ocasião da quadra nazarena, está a que reúne adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas nos espaços da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), que apresentarão no dia cinco de outubro, o 3º Auto do Círio da Socioeducação. A atividade vai levar à Rua Luiz Cavalcante, em Ananindeua, diversas linguagens artísticas e culturais, permitindo aos adolescentes e jovens privados de liberdade o direito de expressão, além de respeito e dignidade.

    Serviço: 3º Auto do Círio da Socioeducação - Local: Concentração a partir de 8 horas, no Centro Juvenil Masculino (CJM). Início do cortejo às 9 horas / Endereço: Rua Luiz Cavalcante (próximo ao Ministério Público de Ananindeua). Dia 05 de outubro (quinta-feira).

  • Fundação Carlos Gomes

    A participação da Fundação Carlos Gomes se dá através do Superintendente da instituição, pianista Paulo José Campos de Melo, que toca em duas cerimônias oficiais do Círio: a Trasladação e a Grande Procissão. O pianista toca na chegada da berlinda com a imagem da santa na Catedral no encerramento da Trasladação. E também toca no domingo, durante a missa que dá inicio a grande Romaria do Círio.

    Este ano, Paulo José Campos de Melo, que é torcedor do Clube do Remo, também se apresentará acompanhado da cantora Andrea Pinheiro, nas homenagens à santa que ocorrerão na sede social do Clube do Remo, por ocasião da passagem da Berlinda pela Avenida Nazaré.

  • Fundação Cultural do Pará

    A Trasladação e o Círio de Nazaré contarão novamente este ano com o coral de 150 vozes da Fundação Cultural do Pará (FCP). O coral ficará posicionado em uma estrutura montada na Avenida Presidente Vargas, na esquina com a Rua Oswaldo Cruz. O repertório terá 30 canções marianas, para homenagear a padroeira dos paraenses.

    O regente Mário Rinaldo contará com as apresentações dos solistas Dhuly Contente, Núbia Freitas, Raul Costa e Théo Pérola Negra, além dos músicos Rafael Lopes, Jocivaldo da Silva, Jorge Brasil e Franklin Salvador.

  • Setran

    Como ocorre há mais de 10 anos, a Secretaria de Estado de Transportes (Setran) vai prestar homenagens a Nossa Senhora de Nazaré na Romaria Rodoviária, quando a procissão parar em frente ao órgão: uma salva de fogos e a apresentação da cantora Cleide Moraes, acompanhada de seus músicos, além da participação de todos os servidores da Secretaria, capitaneados pelo engenheiro Kleber Menezes.

    A Setran já deu início à tradicional Peregrinação Interna preparatória ao Círio 2017. Todos os setores receberão a visita da imagem da Santa e diariamente os servidores farão orações à Virgem de Nazaré.

  • Uepa

    CÍRIO DOS TIMBRES - A 6ª edição do Círio de Todos os Timbres terá a apresentação do Madrigal da Uepa, corais, grupos musicais e bandas em pontos históricos da cidade. A programação é promovida pelo Núcleo de Arte e Cultura da instituição e objetiva utilizar diversas linguagens artísticas, dentre as quais se destacam a música, teatro e dança durante o mês de outubro. As ações envolvem professores, técnicos, acadêmicos e profissionais da Uepa, além de voluntários.

    A abertura do Círio de Todos os Timbres ocorrerá no dia 4 de outubro, a partir das 17h, no Coliseu de Artes do Espaço São José Liberto, localizado na Praça Amazonas, bairro do Jurunas. As apresentações ocorrem durante todo o mês.

notícias do círio de nazaré
#meucirioeassim de 2017

De que cor é o teu Círio? Nós queremos mostrar ao mundo os detalhes, curiosidades e toda beleza da festa nazarena, e você pode nos ajudar. Compartilhe conosco fotos e vídeos que contam seu jeito único de viver o Círio. Use a hashtag #meucirioeassim na legenda e faça parte da nossa galeria.

ícone da campanha #meucirioeassim

Vídeos

SECOM NO CÍRIO

Poucas pautas envolvem trabalho, emoção e fé com tanta maestria como o Círio de Nazaré. E se você já cobriu a festividade deve saber muito bem do que estamos falando. Em 2016, acompanhamos três profissionais da nossa equipe para registrar esses instantes em que o sentimento invade a pauta e o profissional se mostra ainda mais humano.

História do Círio
História do Círio
História do Círio
agenda do círio de nazaré

Agenda Cultural

ciropédia do círio de nazaré
Avatar Círio

Almoço do Círio

O almoço do Círio é uma tradição do segundo domingo de outubro, reunindo toda a família, quando ocorre a grande procissão. No cardápio está as comidas típicas da época, como o Pato no Tucupi (pato ao molho de tucupi, que é um caldo extraído da mandioca, e jambú, uma folha de sabor peculiar) e Maniçoba (uma espécie de feijoada amazônica, com todos os esses ingredientes, mas no lugar do feijão vai a maniva – uma massa feita com folhas da mandiocas).

Avatar Círio

Auto do Círio

Um grande cortejo artístico, com música, dança, encenações, representa a devoção dos paraenses à Nossa Senhora de Nazaré. A festa acontece nas estreitas ruas do bairro mais antigo de Belém, o da Cidade Velha, na noite da sexta-feira que antecede o Círio. Centenas de pessoas participam todos os ano deste evento, que é cada vez mais apreciado por todos.

Avatar Círio

Arraial

O Arraial de Nazaré remonta uma antiga tradição das festividades católicas. Tão antigo quanto o Círio, o Arraial já funcionava desde a primeira procissão de Nossa Senhora de Nazaré.Ao longo dos anos, o espaço, que hoje é o Complexo Arquitetônico de Nazaré (CAN), a praça em frente à Basílica Santuário, se transformou e o arraial foi ganhando cada vez mais ares modernos,funcionando no espaço ao lado da basílica, onde na época do Círio é disponibilizado um parque de diversões, barraquinhas de lembranças, comidas típicas etc.

Avatar Basílica de Nazaré

Basílica de Nazaré

A Basílica de Nossa Senhora de Nazaré começou a ser erguida em 1909, no lugar onde foi encontrado a imagem de Nossa Senhora de Nazaré por Plácido José de Souza na cidade de Belém, no estado do Pará, às margens do Igarapé Murututu. Durante o Círio de Nazaré a chamada Imagem Peregrina sai da Catedral Metropolitana de Belém e segue em procissão até a Basílica.

Avatar Círio

Berlinda

A berlinda carrega a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré durante as principais procissões do Círio. A que hoje em dia é utilizada já é a quinta da história. Foi esculpida em 1964, em cedro vermelho, pelo escultor João Pinto. A peça, que foi pintada de dourado, tem estilo barroco e na parte interna é revestida cetim, com pingentes de cristal no teto. A imagem vai ao centro, fixada por um dispositivo instalado na berlinda.

Avatar Círio

Boeira

No Ver-o-Peso, há espaço também para que os turistas façam suas refeições. De um lado da Feira Livre, num grande espaço, ficam as BOEIRAS. As mulheres que vendem a boia, a refeição do dia. São mais de 150 boxes e os mais variados cardápios.

Avatar Círio

Brinquedos de Miriti

Uma tradição que retrata a realidade, a fauna e a flora da Amazônia. Os brinquedos de miriti são um espetáculo à parte durante a Festa do Círio de Nazaré. Feitos da polpa da palmeira conhecida como miriti, ou buriti, esses brinquedos retratam barcos, cobras, aves, casas, entre outros, com as cores e as formas peculiares dos artesãos paraenses.

Avatar Círio

Caboclo Plácido

Plácido era um caboclo da região. Certo dia, saiu para caçar no rumo do igarapé Murutucu. Horas depois, após muito caminhar na mata, parou para refrescar-se nas margens do igarapé e viu a imagem da Santa entre as pedras cheias de lodo. Plácido levou a imagem para sua casa e ali num altar humilde passou a venerar a Santa. Mas, no dia seguinte a imagem havia sumido. Sem saber o que acontecera, Plácido saiu andando pela estrada indo parar nas margens do Murutucu. Para sua surpresa, a imagem estava novamente entre as pedras, no mesmo lugar onde fora encontrada.

Avatar Círio

Carros

São treze os carros que fazem parte da procissão do Círio de Nazaré, além da berlinda que leva a imagem. Eles carregam objetos de promessas feitas pelos romeiros. Dentre os carros, destaca-se o dos Milagres que representa o milagre que teria ocorrido em Portugal, no ano de 1182, quando o fidalgo Dom Fuas Roupinho recorreu à Nossa Senhora de Nazaré ao estar prestes a cair de um penhasco.

Avatar Círio

Cartaz

O cartaz traz a santa com o manto do Círio anterior e apresenta o conceito da festa do ano presente. O cartaz é revelado durante uma grande celebração no Complexo Arquitetônico de Nazaré, em frente à Basílica Santuário, alguns meses antes da grande Festa. O primeiro cartaz do Círio foi produzido em 1882.

Avatar Círio

Catedral

A Catedral Metropolitana de Belém ou Catedral da Sé é a sede da Arquidiocese de Belém. Foi a primeira igreja de Belém foi construída provisoriamente dentro do Forte do Presépio e já era dedicada a Nossa Senhora da Graça. Poucos anos depois foi transferida para o atual Largo da Sé, numa construção precária, já dedicada a Santa Maria de Belém. No século seguinte, em 1719, a pedido de D. João V, Belém passa a sediar a recém-criada Diocese do Pará, ganhando direito a honras de Sé Episcopal a sua igreja matriz.

Avatar Círio

Cicloromaria

A Cicloromaria surgiu em 2004 como uma sugestão da Federação dos Ciclistas do Pará e a Associação dos Ciclistas de Icoaraci. O percurso é definido meses antes do Círio, sendo realizado no sábado posterior ao Círio de Nazaré.

Avatar Círio

Círio

É a principal procissão de toda a Festa de Nazaré. Milhares pessoas acompanham a procissão, que acontece há mais de dois séculos na capital do Pará, sempre saindo da frente da Catedral da Sé e segue até a Basílica Santuário, onde a imagem peregrina ficará exposta durante 15 dias.

Avatar Círio

Círio das Crianças

Os paraenses participam desde pequenos da devoção a Nossa Senhora. É no terceiro domingo de outubro, o posterior ao Círio, que acontece a Romaria das Crianças. A procissão começa às 8 horas da manhã e percorre ruas do bairro de Nazaré, no centro da capital. Esta romaria acontece desde 1990 e já é considerada a terceira maior entre as 11 que fazem parte do Círio.

Avatar Círio

Colégio Gentil

O colégio Gentil Bittencourt é um dos mais antigos de Belém, possui mais de 200 anos. Está localizado próximo à Basílica Santuário de Nazaré. No sábado, véspera do Círio, o colégio é palco de uma missa campal antes de iniciar a procissão da Trasladação, em direção à Igreja da Sé, no bairro mais antigo da capital paraense – o da Cidade Velha.

Avatar Círio

Corda

Um dos maiores símbolos da Festa de Nazaré. Medindo 400 metros é puxada pelos promesseiros durante as procissões da Trasladação e do Círio, é um instrumento de fé e representa o sacrifício dos fiéis a Nossa Senhora. A tradição deste símbolo começou no ano de 1855, quando a berlinda ficou atolada devido a uma forte chuva. Uma corda foi utilizada para puxar o carro com a imagem.

Avatar Círio

Descida do Glória

A descida do Glória é uma das celebrações mais emocionantes e procuradas da Festa de Nazaré. É momento de adoração na Basílica Santuário de Nazaré, no qual os devotos ficam mais próximos da imagem “autêntica” de Nossa Senhora de Nazaré, a que teria sido encontrada pelo caboclo José Plácido, em 1700. A imagem está em uma redoma de cristal, no altar-mor da Basílica e, na cerimônia da “descida”, ela fica exposta durante toda a quadra nazarena em uma redoma no altar.

Avatar Círio

Festa da Chiquita

Parte do cenário cultural que compõe o Círio, a Festa da Chiquita acontece há mais de 30 anos ao lado do Bar do Parque, na Avenida Presidente Vargas, em Belém. Tudo começa após a procissão da trasladação, que leva a imagem peregrina em direção à Sé.

Avatar Círio

Fita

Entre as lembranças, terço, imagens e, a principal, a FITA do Círio.Durante toda a quadra nazarena é possível comprar uma lembrança da Festa de Nossa Senhora de Nazaré, inclusive durante as procissões principais – a Trasladação e o Círio.

Avatar Círio

Fiteiro

Durante toda a quadra nazarena é possível comprar uma lembrança do círio, inclusive durante as procissões principais – a Trasladação e o Círio. Entre as lembranças, terço, imagens e, a principal, a fita do Círio que é um símbolo da fé e pode ser encontrada em diversas cores. Os vendedores, que percorrem as procissões, colorem as ruas de Belém com as fitas.

Avatar Círio

Guarda da Santa

Criada em 1974, a Guarda de Nossa Senhora de Nazaré é formada por católicos do sexo masculino, que têm idade superior a 18 anos. Ela é a primeira “guarda” católica de que se tem notícia no Brasil, servindo de inspiração para o aparecimento de outras. O efetivo atual é de cerca de 1700 voluntários, que têm a missão de cuidar da Berlinda de Nossa Senhora de Nazaré e ajudar na organização das procissões, sempre em harmonia com a Diretoria da Festa.

Avatar Círio

Hinos

Ao longo de tantos anos a devoção mariana cultivou a criatividade de compositores e poetas, que criaram diversos hinos em homenagem à Virgem de Nazaré. No Círio é impossível não escutar canções como “Vós sois o lírio mimoso”, “Virgem de Nazaré”, “Maria de Nazaré” e “Nossa Senhora da Berlinda”. Todos cantam a fé e a festa da padroeira dos paraenses.

Avatar Círio

Homem do Caranhuejo

Símbolos da cultura paraense, o “homem do caranguejo” é um das figuras icônicas dentre os pagadores de promessa. Com sua indumentária inusitada, o homem do caranguejo caracteriza-se cobrindo seu corpo a caranguejos amarrados. Alguns dizem que a figura se assemelha ao Ataíde, criatura folclórica que protege os mangues da região.

Avatar Círio

Homenagens

As homenagens à Nossa Senhora de Nazaré são muitas. Pouco tempo antes do Círio, a imagem peregrina visita órgãos, entidades e instituições de vários Estados do Brasil e em várias partes do Pará. Durante a visita, uma missão é celebrada para abençoar o local com a graças marianas.

Avatar Círio

Imagens

No ano de 1700, à beira do igararé Mucurutu, foi encontrada pelo caboblo Plácido uma imagem de N.S. de Nazaré. No local onde ele encontrou a imagem, hoje está a Basílica Santuário de Nazaré. Para preservar a peça, uma imagem de N.S. de Nazaré foi esculpida pelo artista italiano Giacomo Mussner, sendo esta a imagem peregrina, que participa de todas as procissões da Festa de Nazaré.

Avatar Círio

Maniçoba

De origem indígena e popular na culinária paraense, a maniçoba é o prato principal no tradicional almoço do Círio de Nazaré. Mas a iguaria precisa de cuidados especiais na hora do preparo e moderação na hora do consumo. Seu preparo não é simples. Os ingredientes principais são a maniva – folha da mandioca -, carnes, embutidos e defumados. A maniva precisa ser cozida por sete dias para retirar totalmente o ácido cianídrico da folha, por ser altamente tóxico e letal.

Avatar Círio

Mantos

O Manto de Nossa Senhora é uma tradição que começou no início dos anos 1990 nas mãos da irmã Alexandra, uma freira da Congregação Filhas de Sant’Ana, do Colégio Gentil Bittencourt. Os mantos bordados por ela eram simples, mas de uma beleza apreciável. Depois da sua morte, em meados da mesma época, estilistas e designers paraenses passaram a confeccionar o manto, que a cada ano ganha mais suntuosidade.

Avatar Círio

Novenas de Nazaré

As novenas são uma tradicional forma de devoção à Virgem de Nazaré. Antecedem a festividade, a novena é uma preparação para o Círio feita em comunidade. Cada paróquia organiza a sua comunidade para a realização das novenas, de casa em casa. As famílias se reúnem para ler a Palavra de Deus e rezar à Nossa Senhora.

Avatar Círio

Objetos de Cera

Todos os anos, milhões de pessoas se reúnem para acompanhar o Círio de Nazaré. Entre elas estão os promesseiros, fiéis que fazem promessas durante o ano e vão à procissão como agradecimento. Geralmente, levam consigo objetos que representam a graça alcançada, feitos de miriti ou de cera. Os objetos de cera uma tradição secular no Pará, são produzidos em larga escala durante o período do Círio de N.S. de Nazaré, movimentando não apenas o sentimento de fé, mas também a economia paraense.

Avatar Círio

Promesseiros

Em milhares, eles vêm de várias partes do Pará e do Brasil para agradecer graças alcançadas. Muitos seguem descalços as procissões, outros vão na corda, uns vestem os filhos de anjo, carregam livros, objetos de cera, doam água mineral. Buscam no sacrifício o exercício da sua fé e carregam cruzes de madeira, tijolos ou maquetes de casas, seguem de joelhos as procissões, superando todos os limites pela devoção à Maria.

Avatar Círio

Recírio

O Recírio é quando se encerrar a Festa de Nazaré, 15 dias após a grande procissão do Círio, numa segunda-feira. Os devotos assistem a uma missa campal na Praça Santuário da Basílica de Nazaré e, em seguida, levam a imagem peregrina para a capela do Colégio Gentil Bittencourt.

Avatar Círio

Rodoromaria

Criada pelo Sindicado das Empresas de Transporte de Cargas desde 1989, acontece desde a sexta-feira de manhã, até a manhã do sábado, véspera do Círio. A imagem peregrina de Nossa Senhora deixa a Basílica Santuário em direção à Região Metropolitana da capital. À noite, chega ao município de Ananindeua, onde recebe orações dos fiéis ao longo da madrugada.

Avatar Círio

Romaria Fluvial

Criada em 1986, a romaria fluvial recebe milhares de barcos, lanchas, balsas, e outras embarcações, de todos os portos, navegando em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. A romaria sai do porto do distrito de Icoaraci em direção à Escadinha do Porto, em Belém.

Avatar Círio

Romeiros do Interior

A caminhada de romeiros de cidades do interior do estado para Belém já se tornou uma tradição nos dias que antecedem o Círio de Nazaré, realizado todo segundo domingo de outubro. A procissão do Círio de Nazaré é realizada há 221 anos e é centrada na devoção à Nossa Senhora de Nazaré.

Avatar Círio

Trasladação

Ocorre na noite do sábado, véspera do Círio. Trata-se do trajeto inverso que será realizado no outro dia, durante a principal procissão. Os fiéis levam a imagem peregrina de Nazaré pelas ruas da capital, em direção à Catedral da Sé, no bairro da Cidade Velha.

Avatar Círio

Turista

A cada ano mais e mais pessoas de dentro do estado, do Brasil e do mundo se encantam e vem para Belém participar dos festejos do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. O turista movimenta a cidade é o cotidiano de quem mora em Belém.

Avatar Círio

Ventarola

As Ventarolas, que são abanos usados para amenizar o grande calor da época da Festa de Nazaré e que são distribuídas durante as procissões, por entidades, órgãos e empresas interessadas em fazer propaganda comercial de suas ações ou produtos, que têm grande utilidade no grande calor.

Avatar Círio

Vestibulando

No sábado, a corda de peregrinação atrai principalmente os mais jovens. Os vestibulandos paraenses formam um cordão humano, imprensam-se na esperança de que Nazinha opere o milagre que os anos mal aproveitados de escola não resolveram. Esquecem logo a dor das mãos e dos pés para rebolar o carimbó em ritual de exaltação à diversidade. Os turistas também não faltam: já na procissão marítima são avisados da festa.

Avatar Círio

Voluntario

Nas romarias que antecedem a grande procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a fé move a ação de muitos voluntários, que se revezam acolhendo os promesseiros da corda, fiéis que precisam de atendimento médico e os que distribuem água. São pessoas movidas pela caridade, pelo amor ao próximo.

BAIXE O APP KD A BERLINDA

logomarca do android logomarca do windows logomarca do itunes