AGENDA CULTURAL

Auto do Círio

11 de outubro • Cidade Velha • 19:00

O Auto do Círio, um dos maiores eventos extensionistas da UFPA, criado em 1993 pelos Professores, Marco Ximenes e Zélia Amador de Deus, Reitor e Vice-Reitora respectivamente, juntamente com Margareth Refkalefsky, diretora do Núcleo de Arte da UFPA (atual Instituto de Ciências da Arte). O objetivo principal desta criação era trazer vida ao Centro Histórico de Belém, em consequência do Círio e também para homenagear Nossa Senhora de Nazaré, além de possibilitar o exercício da prática e do ensino das artes por meio do Teatro de Rua.

Foto: Fernando Sette Câmara

Círio das Crianças

20 de outubro • Saída de Basílica Santuário de Nazaré • 08:00 • Duração média 2h.

Durante o período da quadra nazarena as procissões em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré tomam conta da cidade de Belém. São anos de tradição das 12 romarias que fazem parte da grande celebração do Círio. Entre elas esta a já tradicional Romaria das Crianças, onde criança com suas famílias, com uniformes escolares e vestidas de anjo protagonizam uma bela homenagem a Nossa Senhora.

Foto: Circuito Fora do Eixo / © Crative Commons

Romaria Rodoviária

12 de outubro • Saída da Igreja Matriz de Ananindeua • 05:30 • Duração média 3h.

Realizada na véspera do Círio, a romaria conduz a Imagem Peregrina que sai da Igreja Matriz de Ananindeua à orla de Icoaraci. Ao longo do percurso, são realizadas diversas homenagens, especialmente com a queima de fogos. Depois de percorrer cerca de 24 quilômetros, chega ao trapiche por volta das 8h.

Foto: Luciano Gemaque / Pixabay

Círio de Nazaré

13 de outubro • Saída de Catedral da Sé • 07:00 • Duração média 6h.

No segundo domingo de outubro mais de dois milhões de pessoas de todos os lugares do mundo vêm a Belém para participar da tradicional festa religiosa da Amazônia e uma das maiores do mundo. A procissão tem 3,6 Km de percurso, saindo da Catedral, na Cidade Velha, até a Praça Santuário de Nazaré.
A primeira procissão saiu na tarde do dia 8 de setembro de 1793. O Círio passou a ser realizado pela manhã a partir de 1854. Desde 1882, o bispo Dom Macedo Costa, de comum acordo com o Presidente da Província, Dr. Justino Ferreira Carneiro, resolveu que o ponto de partida seria a Catedral, o que acontece até hoje. O segundo domingo de outubro ficou definido como o dia de realização da procissão do Círio desde 1901.

Foto: Fernando Sette Câmara

Festa da Chiquita

12 de outubro • Praça da República • Início após passagem da Berlinda na Av. Presidente Vargas

A Festa da Chiquita foi criada na década de 70 pelo sociólogo Luís Bandeira. A partir da década de 90, a festa passou a ser coordenada pelo cantor Elói Iglesias, que propôs uma mudança na dinâmica do movimento, tornando-o uma festividade voltada para o público LGBT e simpatizante.

Programação é realizada na Praça da República - Foto: Elza Lima - SETUR - PA

Círio Musical

de 13 à 23 de outubro • Praça Santuário (CAN) • 20:00

O povo paraense está em contagem regressiva para a grande festa da Rainha da Amazônia. Na Festividade em honra a Nossa Senhora de Nazaré, os fiéis contam com uma programação especial dedicada a evangelização e propagação da palavra de Deus. O Círio Musical é um exemplo onde o público assiste aos shows de artistas que compõem o cenário, regional e nacional, da música cristã. As apresentações acontecerão a partir das 20h, na Praça Santuário. A entrada é gratuita.

Programação completa

Programação é realizada no CAN (Centro Arquitetônico de Nazaré) - Foto: Bruna Brandão - MTUR

Círio Fluvial

12 de outubro • Saída: Distrito de Icoaraci (Trapiche) • Duração média 6h.

Ela está entre as mais belas romarias da programação do Círio. O percurso pelas águas da Baía de Guajará corresponde a aproximadamente 18 Km, até a Praça Pedro Teixeira. A embarcação da Marinha do Brasil leva a Imagem Peregrina em um nicho, seguida por centenas de embarcações de todos os tipos e tamanhos. Em muitas delas é celebrada a santa missa, com momentos de espiritualidade e muito louvor. A primeira Romaria Fluvial foi realizada pela então Companhia Paraense de Turismo em 1986.
Na chegada, na escadinha (Praça Pedro Teixeira), Imagem é recebida com honras de Chefe de Estado, pela Polícia Militar, fato que se repete desde 1999, motivado pela Lei Estadual nº 4.371, de 15 de dezembro de 1971, que proclamou a Virgem de Nazaré Padroeira do Pará, Rainha da Amazônia e merecedora dessa grande honraria

Foto: Agência Pará (Arquivo) / Eliseu Dias

Trasladação

12 de outubro • Saída do Colégio Gentil Bittencourt • 17:30 • Duração média 5h.

Na noite do sábado, véspera do Círio, milhares de fiéis se reúnem para a procissão que antigamente era chamada de Antecírio. Com saída do Colégio Gentil Bittencourt, após a missa, os romeiros saem em caminhada rumo à Catedral de Belém, no percurso inverso ao do realizado na manhã de domingo.
A primeira Trasladação foi promovida pelo Governador Francisco de Souza Coutinho, junto com o Capelão do Palácio do Governo, padre José Roiz de Moura, que levaram a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, da Matriz até a capela do local.

Foto: Agência Pará / Marco Nascimento