VISITE O PARÁ

SALINAS (SALINÓPOLIS)

Banhada pelas águas do Atlântico, Salinas, como é popularmente conhecido, é um município do litoral paraense que possui praias de areia branca que chamam a atenção por sua grandiosa extensão e paisagem singular.

O município de Salinópolis, no Nordeste Paraense, pertence à microrregião Salgado. Banhada pelas águas do Atlântico, Salinas, como é popularmente conhecida, é um município do litoral paraense que possui praias de areia branca e fina que chamam a atenção por sua grandiosa extensão e paisagem singular.

Distante 220 km de Belém, a cidade é frequentada por quem procura belezas naturais mas não abre mão de conforto e infraestrutura. O município tem vários atrativos, como mangues, praias paradisíacas, igarapés, dunas e uma infinidade de opções de restaurantes nas praias e na cidade.

Onde ficar

Amazônia atlântica resort End.: Rua Porto do Castelo, S/Nº (vila de Cuiarana) Tel.: (91) 3859-3066

Atalaia Vip Praia Hotel End.: Rodovia do Atalaia, S/Nº Quadra 02 Lote 13 Vale do Sal Tel.: (91) 98242-0210

Hotel e Restaurante Mar e Onda End.: Rua João Pessoa, S/Nº - Praia do Maçarico Tel.: (91) 3423-3045

Hotel Salinópolis End.: Avenida Beira Mar, N° 26 - Centro Tel.: (91) 3423-3000

Hotel Solar End.: Av. Atlântica, S/N° Tel.: (91) 3423-1823

Pousada Paraíso do Sal End.: Av. Dr. Miguel Santa Brígida, N°3388 Tel.: (91) 3423-1212

Hotel Privê do Atalaia End.: R. Verdes Mares - Atalaia Tel.: (91) 98481-1599

O que fazer

Praia do Atalaia
Possui cerca de 20 quilômetros de extensão e é a mais conhecida e frequentada tanto por moradores quanto pelos visitantes. Ao longo de sua orla, apresenta uma grande oferta de estabelecimentos de alimentação, formada por quiosques construídos sobre a areia da praia em estruturas de madeira que oferecem em seus cardápios pratos a base de peixe e caranguejo assim como bebidas. Nas férias de julho a praia recebe estrutura completa de boates e casas de shows (as festas começam no fim da tarde e vão etá o amanhecer).

O acesso é via PA 444. Através de estrada pavimentada e sinalizada, partindo do centro da cidade (14 km), ou da rotatória na entrada de Salinópolis (9 km).

Lago da Coca Cola
O lago recebeu essa denominação por causa da cor escura de sua água. É envolto por vegetação arbustiva e rodeado por duas dunas. Possui águas límpidas e morna. Lá é possível realizar atividades esportivas, como o ski de areia. Por sua localização privilegiada, no alto das dunas, você também pode aproveitar para tirar fotos e ver uma bela paisagem da praia e um pouco da cidade, além de se refrescar e tirar o sal com um delicioso banho em águas mornas e doce.

Acesso é via PA 444. Por estar localizado no meio das dunas, na praia do Atalaia, o acesso se dá por caminhada, bugre, quadriciclos ou motos off-road.

Praia do Farol Velho
Apresenta um ambiente mais familiar e tranquilo, mas não há estabelecimentos de alimentação, como quiosques e barracas, apenas ambulantes. Quando a maré está baixa, é possível ver os restos da construção do Farol Velho, que ainda permanecem enterrados na areia.

Do outro lado da praia do Atalaia, à esquerda do acesso principal à praia, tem-se uma enorme curva com formações rochosas, que dá acesso à Praia do Farol Velho. O acesso mais fácil é feito por ruas de terra, a partir da rua principal, asfaltada. Após cerca de 10 minutos de carro, passando por diversos condomínios e casas de veraneio, encontra-se alguns acessos à praia do Farol Velho.

Orla do Maçarico
Localizada na área urbana da cidade a praia recebeu o nome devido a grande presença de pássaros Maçaricos nesta praia, apresentando grande extensão de areia e vegetação de mangue. Devido a grande planície costeira, presente na costa atlântica do Estado (nordeste do Pará), na praia do Maçarico, apresenta grande oscilação da maré, formando piscinas naturais em suas extensões de areia e possibilitando paisagens diferentes ao longo do dia.

A orla da praia do Maçarico é um dos lugares mais frequentados durante a noite em Salinópolis, o logradouro público possui calçadão ornamentado com imagens/estruturas representativas da fauna local, possibilitando a prática de caminhadas, passeios de bikes, patins, skates entre outros esportes. No local encontra-se um posto de informações turísticas, estacionamento e um complexo de bares e restaurantes. Na alta estação é palco de shows e atividades de verão.

Praia das Corvinas
A praia apresenta paisagens naturais rústicas, mesmo sendo próximo ao núcleo urbano, com enormes bolsões de areia e formação de piscinas náuticas devido a oscilação da maré. Localizada próximo a uma área de mangue, sendo possível observação de espécies de flora e fauna típicas das áreas amazônicas litorâneas, como o ajiru, preto, tinteiros, siriúbas, árvores de mangue além de espécies de aves como guarás, garças e maçaricos.

O acesso fica no final da Orla do Maçarico, onde há uma pequena ponte de concreto, que atravessa o mangue e dá acesso à Praia das Corvinas.

Farol
Localizado ao lado da Igreja Matriz, no centro da cidade. Foi montado entre 1936 e 1937. Sua estrutura foi toda trazida da França pelo engenheiro francês Desiré Potart, responsável por sua construção e montagem. Possui 30 metros de altura e integra o complexo do Rádio-Farol da Marinha, estando sob a guarda do mesmo órgão.

Os campos naturais bragantinos são totalmente inundáveis no período chuvoso (janeiro a junho), atingindo até 1,5m de lâmina d’água, quando se tornam bastante piscosos. Nessa época, é comum a presença de grande variedade de pássaros, como o guará, a garça, o pato do mato, etc. Outros eventos que ocorrem nos Campos são festivais, cavalhadas, cavalgadas e círios.

Praia de Ajuruteua
Uma das mais belas praias do litoral paraense, distante 36 km do centro urbano, com aproximadamente 3 km de extensão e 800 m de largura, em maré baixa. A praia é constituída de areia fina e branca, águas claras e ondas fortes e está cercada por dunas e vegetação de mangue.

A melhor época para visitar Ajuruteua é durante o verão amazônico – de junho a novembro. Lá você pode tomar banho de mar, surfar, comer e beber nas barracas da praia.

Onde comer

Barraca Pampulha End.:Praia do Atalaia, S/N (praia) Fone: (91) 9941-2776

Barraca Rota do Mar End.: Praia do Atalaia, S/N Fone: (91) 98026-5802

Restaurante Regional End.: Travessa Manoel Morel, S/Nº Fone: (91) 3423-1024

Restaurante Delícias do Mar End.: Rua Dr. Miguel Santa Brígida, 881 Centro Fone: (91) 3423-4528

Restaurante Paraíso do Atalaia End.: Rodovia do Atalaia, S/Nº Praia do Atalaia Fone: (91) 98863-8764

Verde Mar End.: Ilha do Atalaia, S/Nº Praia do Atalaia E-mail:verdemar@praiadoatalaia.com Fone: (91) 98220-2063