VISITE O PARÁ

MARAJÓ

Se sua ideia é conhecer o Brasil profundo, você precisa vivenciar o Marajó. A maior ilha fluviomarinha do mundo, certamente vai lhe surpreender com belezas naturais incríveis, ambiente acolhedor, história e uma pitada de lendas caruanas. Uma variedade de experiências que só a Ilha do Marajó poderá proporcionar.

A Ilha de Marajó é uma ilha costeira do tipo fluviomarítima, a maior do mundo com essas características, sendo banhada tanto por águas fluviais (rio Amazonas, Pará e Tocantins) quanto por águas oceânicas (Oceano Atlântico). As cidades de Soure e Salvaterra são os principais destinos turísticos da Ilha.

A paisagem amazônica muda conforme a intensidade das chuvas, mas você poderá contemplar Na paisagem, muita mata nativa, manguezais, campos alagados e a fauna amazônida e . De dezembro a junho é o período que mais chove e os campos marajoaras ficam alagados. A melhor época para conhecer os encantos da ilha é no no que chamamos de ‘verão amazônico’, de agosto a novembro, quando chove menos, favorecendo as atividades ao ar livre.

Como chegar

Partindo de Belém é possível pegar um barco catamarã ou um ferry boat para a ilha.

Catamarã (sem carro) Belém - Soure Horário: 08h de segunda a domingo Terminal Hidroviário de Belém - Av. Mal. Hermes, 901 150 Tel.: (91) 98895 6563

Ferryboat (de carro) Icoaraci – Salvaterra Porto de Icoaraci: R. Siqueira Mendes, 1096 Horário: 15h e 16h de segunda a sábado e 16h e 17h aos domingos Telefone: (91) 3227-6147

Onde ficar

Casarão da Amazônia 4a Rua, N 626 – São Pedro Tel.: (91) 984716626

Hotel Marajó 3a Rua, N 351 Tel.: (91) 37411396

Pousada Sol do Marajó Av. Beira Mar, 1113 Praia Grande – Salvaterra

Pousada o Canto do Francês Rua 6 Sao Pedro - Soure Tel.: (91) 37411298

Pousada Ilha Bela 1A Rua com Trav. 13 – Próx. ao Trapiche Tel.: (91) 37411313

Hotel Inajá Rua Sétima SN Tel.: (91) 37411746

Ecopousada Paracauary Travessa 1, S/N Tel.: (91) 99309 5915

Pousada dos Guarás Av. Beira Mar, S/N Tel.: (91) 4005-5656

Pousada Marajoara 4a Rua, N 510 Tel.: (91) 98155 7225

Pousada Vila Joanes 2a Rua, S/N Tel.: (91) 98155-7225

Hotel Araruna Trav. 14 Tel.: (91) 98841-2522

O que fazer

Passeio de barco no rio Paracauari
O rio separa dois importantes municípios turísticos do arquipélago do Marajó, Soure e Salvaterra e integra a rede fluvial da foz da bacia hidrográfica do rio Amazonas. Na paisagem, muita mata nativa, manguezais e a fauna amazônida, com destaque para os pássaros. Os passeios são realizados principalmente a partir de Soure.

Para mais informações:
Jedilson Figueiredo - MEI Fone: (91) 98342-5034 / 98884-8163 E-mail: jediguiamarajo@gmail.com

Fazendas Marajoara
A extensa planície marajoara se destaca por sua paisagem singular, um paraíso selvagem com baixa densidade demográfica, alguns poucos vilarejos, vastos campos, floresta úmida, mangues, igarapés e grandes fazendas de criação de búfalos e produção de derivados.

Visitá-las é uma das melhores experiências turísticas do Marajó, pela combinação das atividades rurais em um espaço natural único. Passeios a cavalo, montaria em búfalos, passeios de canoa, trilhas, acompanhamento das atividades da fazenda, pescaria de piranha, observação da fauna e flora.

As fazendas são afastadas da sede dos municípios de Soure e Salvaterra então você precisará se deslocar de carro.

Curtume Art e Couro
Produção artesanal em couro bubalino e bovino, onde são fabricadas e comercializadas bolsas, sandálias, selas de cavalo, chapéus, bonés, capa de celular, cintos e chaveiros. O curtume abriga também a oficina, onde se realiza todo o processo de beneficiamento do couro.

End.: Rua Primeira, nº 450. Bairro Novo - Soure Horários: De segunda a sábado, de 08h às 18h30. Domingo, de 8h às 12h. Para mais informações: www.curtumeartcouromarajo.com.br

Mbarayo Cerâmica e artesanato marajoara
End.: Trav. 20, nº 903, entre 3ª e 4ª ruas - Soure. Horários: De segunda a sábado, de 8h às 18h. Domingo, de 8h às 12h. Para mais informações: https://www.facebook.com/MBARAY

Sítio Arqueológico de Joanes
Os resquícios da cerâmica Marajoara e Aruã indicam o Marajó como uma das áreas mais importantes para se conhecer a trajetória da presença do homem na Amazônia e a Vila de Joanes é o palco privilegiado dessa história. O local foi um dos primeiros núcleos da colonização portuguesa no arquipélago, surgiu como uma missão jesuíta no século XVII e hoje as ruínas da igreja e seu entorno são reconhecidas como núcleo dos habitantes originais da região e seus primeiros contatos com os europeus. No Sítio Arqueológico de Joanes você pode visitar as ruínas, contemplar a baía do Marajó, tomar banho na praia de Joanes e se deliciar nas barracas da praia.

Praia do Pesqueiro
Praia fluvial com água levemente salgada, temperatura agradável, com ciclos de enchente e vazante de aproximadamente 12h para cada preamar; seus principais diferenciais são os ventos contínuos e ondas que chegam a aproximadamente 1,5 m, atributos que favorecem prática de esportes náuticos. Em um dos extremos da praia encontram-se as ruínas de um antigo convento jesuíta, destruído quando a ordem foi expulsa por determinação da Coroa Portuguesa no século XVIII.

A partir da sede do município são 13 km por estrada pavimentada.

Praia de Joanes
Praia fluvial com água levemente salgada, temperatura agradável, com ciclos de enchente e vazante de aproximadamente 12h para cada preamar; seus principais diferenciais são os ventos contínuos e ondas que chegam a aproximadamente 1,5 m, atributos que favorecem prática de esportes náuticos. Em um dos extremos da praia encontram-se as ruínas de um antigo convento jesuíta, destruído quando a ordem foi expulsa por determinação da Coroa Portuguesa no século XVIII.

Possui infraestrutura de bares e restaurantes. Você tem opção de atividades de recreação na areia, banho de sol, esportes náuticos, passeio pela comunidade de Joanes e as ruínas do convento, apreciar e comprar a produção de artesanato.