O CÍRIO Romarias e Promessas

As Romarias

A peregrinação religiosa, do Círio de Nazaré, é realizada ao longo de 23 romarias, começando com a programação de apresentação do cartaz. Durante o ano, os fiéis participam desde visitas, missas, vigílias a procissões, como: Visita da Imagem Peregrina, Apresentação do Manto, Trasladação, Círio de Nazaré e muito mais.

Para conferir as romarias completas, é só acessar o link: ciriodenazare.com.br

Promesseiros

O Círio de Nazaré atrai, todos os anos, um grande número de romeiros e fiéis, de Belém e do mundo todo. Os devotos fazem manifestações de fé, agradecendo pelas graças alcançadas, durante a procissão. Há quem leve livros na cabeça, distribua água, faça o trajeto de joelhos ou na corda.

Carro das Promessas

Responsável por carregar as graças atendidas por N. S. de Nazaré e abrir a procissão do domingo do Círio, 13 carros são conduzidos por alunos de colégios de Belém, com as promessas de inúmeros devotos.

Para conhecer o conjunto de carros, você pode acessar o link: ciriodenazare.com.br

Caminhos de Nazaré

É um projeto desenvolvido em parceria com o Instituto de Pesquisa da Cozinha e da Cultura Brasileiras (IPCB) e Diretoria da Festa de Nazaré com realização da Secretaria de Turismo do Pará, que tem a finalidade de acolher, ao longo do percurso Castanhal–Belém, os romeiros/peregrinos que fazem o caminho a pé ou de bicicleta.

EXPERIÊNCIAS DO CÍRIO