INFORMAÇÕES ÚTEIS

INFORMAÇÕES LOCAIS

A moeda oficial do Brasil – e de Belém – é o Real (R$)

Os bancos funcionam de segunda a sexta – das 10h às 16h (fecham durante os feriados). Algumas Casas de Câmbio Funcionam 24h.

A hora oficial em Belém é a mesma da capital federal Brasília(GMT-3). Em Belém não há horário de Verão.

A voltagem de Belém é de 110 volts. A maioria dos hotéis providencia adaptadroes aos visitantes que possuem aparelhos de tensões diferentes, como 220 volts. O padrão brasileiro de tomada elétrica vigente é o de 3 (três) pinos.

CLIMA E VESTUÁRIO

Belém é uma cidade tropical amazônica de clima quente e úmido, com temperatura média de 26,9°C (80°F) para o mês de outubro, podendo cair a tradicional pancada de chuva pela tarde. O clima em Belém pede roupas leves e confortáveis devido a sensação térmica de mais de 30ºC na máxima.

ÁGUA POTÁVEL

É recomendável a hidratação constante durante o dia. Não é recomendável beber água da torneira. Prefira sempre a água mineral vendida em supermercados, restaurantes, lojas de conveniência e similares.

SAÚDE E ASSISTÊNCIA MÉDICA

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – Tel.: 192

Os visitantes estrangeiros devem adquirir uma seguro de assistência médica com cobertura internacional.

Em Belém há rede particular dos principais planos de Saúde privados do País. Consulte seu plano.

TRANSPORTE

A Região Metropolitana de Belém tem cerca de 1.350 ônibus públicos divididas em 127 linhas operacionais, a passagem custa R$ 3,60.

Além do sistema de transporte público, Belém oferece aos turistas outros serviços de transporte particulares em Táxi espalhados em pontos pela Cidade, assim como por aplicativos.

SEGURANÇA

Se precisar de assistência policial, procure a Companhia Independente de Policiamento Turístico - CIPTUR, com atuação nos pontos: Complexo do Ver-o-peso e Feliz Lusitânia, Polo Joalheiro, Mangal das Garças, Portal da Amazônia, de modo extraordinariamente na Orla de Icoaraci, Museu Paraense Emilio Goeldi, Bosque Rodrigues Alves, Hangar Centro de Feiras e Convenções, e Principais Hotéis de Belém, contando ainda com 03 (três) Postos de Atendimento, sendo Aeroporto Internacional de Val-de-Cães, Estação das Docas e Centro Arquitetônico de Nazaré - CAN.

Atendimento CIPTUR - Tel.:
(91) 3212-0883 (Sede - Horário comercial) / (91) 98123-1178 (Interativo CIPTur - 24h)

Belém possui o primeiro centro integrado do Brasil, O Centro Integrado de Operações - CIOP, reunindo diversos órgãos (Trânsito, Bombeiros Militar, Centro de Perícias, Sistema Penal além das Polícias Civil e Militar. Tem câmeras 24h por toda região metropolitana.

Centro Integrado de Operações (CIOP) – Tel.: 190

MAIORES INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

Secretaria de Turismo SETUR - Tel.: (91) 3110-5000