O CÍRIO Símbolos da Fé

A Berlinda

É ela que carrega a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré ao longo das principais procissões do Círio. Dourada, sempre decorada e cheia de vida, ela tem o estilo barroco e sua parte interna é revestida em cetim, com pingentes de cristal no teto. A imagem é fixada no centro, por um dispositivo instalado na berlinda.

Imagem

Em 1700, à beira do igarapé Murucutu, a imagem original de N. Sra. de Nazaré foi encontrada onde hoje está a Basílica Santuário de Nazaré. Para a preservação da peça, uma imagem foi esculpida pelo artista italiano Giacomo Mussner, considerada a peregrina. Ela é levada às ruas para todas as procissões do Círio, acompanhada pelos seus fiéis.

Manto

Uma tradição iniciada nos anos 1990, pela irmã Alexandra, uma freira da Congregação Filhas de Sant’Ana, do Colégio Gentil Bittencourt. De bordados simples a confecções mais elaboradas, todos os anos a expectativa é alta para saber como será o manto do ano e quem é o estilista e/ou designer responsável.

Corda

Introduzida no Círio em 1985, substituindo os animais que puxavam a berlinda que carregava a imagem de Nossa Senhora. A corda acabou se tornando um dos símbolos mais importantes do Círio, no qual milhares de fiéis disputam espaço para tocá-la, com o objetivo de pagar promessas e prestar homenagens à Virgem de Nazaré.

EXPERIÊNCIAS DO CÍRIO