A Guarda de N. S. de Nazaré conta com mais de 1200 voluntários, que têm como missão, cuidar da Berlinda e ajudar na organização das procissões do Círio, ao lado da Diretoria da Festa. Além disso, supervisionam, zelam pela disciplina e respeito nos espaços, seja na Praça Santuário ou Basílica.
Há 38 anos, a Cruz Vermelha participa do Círio de Nazaré, em conjunto com a Diretoria da Festa e outros órgãos de segurança. Os voluntários aprendem primeiros socorros e realizam várias ações ao longo do ano, que são intensificadas no mês de outubro. Os socorristas atuam nas 12 romarias da quadra nazarena, na Trasladação, em 15 postos e no Círio de Nazaré com 21.
Um espaço de acolhimento, localizado no Centro Social de Nazaré, com funcionamento 24 horas, recebe os romeiros do Círio de Nazaré, que chegam a capital de várias regiões do estado e do país, para pagar promessas e buscar renovação espiritual. A casa conta com voluntários, divididos em equipes de acolhimento, atendimento, saúde, massagem, liturgia, limpeza, cozinha, apoio aos voluntários e almoxarifado.
Trasladação: Procissão noturna reúne um mais de 1 milhão de Pessoas
Gastronomia: Cidade Criativa da Gastronomia
Natureza: Opções de lazer em contato com a natureza e Flora
Serviços: Cidade Portal de serviços e infraestrutura