O CÍRIO Voluntários

Voluntários

A Guarda de N. S. de Nazaré conta com mais de 1200 voluntários, que têm como missão, cuidar da Berlinda e ajudar na organização das procissões do Círio, ao lado da Diretoria da Festa. Além disso, supervisionam, zelam pela disciplina e respeito nos espaços, seja na Praça Santuário ou Basílica.

Cruz vermelha

Há 38 anos, a Cruz Vermelha participa do Círio de Nazaré, em conjunto com a Diretoria da Festa e outros órgãos de segurança. Os voluntários aprendem primeiros socorros e realizam várias ações ao longo do ano, que são intensificadas no mês de outubro. Os socorristas atuam nas 12 romarias da quadra nazarena, na Trasladação, em 15 postos e no Círio de Nazaré com 21.

Casa de Plácido

Um espaço de acolhimento, localizado no Centro Social de Nazaré, com funcionamento 24 horas, recebe os romeiros do Círio de Nazaré, que chegam a capital de várias regiões do estado e do país, para pagar promessas e buscar renovação espiritual. A casa conta com voluntários, divididos em equipes de acolhimento, atendimento, saúde, massagem, liturgia, limpeza, cozinha, apoio aos voluntários e almoxarifado.

EXPERIÊNCIAS DO CÍRIO