EXPERIÊNCIAS DE CULTURA

Outubro é tempo de festa e a cidade inicia as suas programações culturais, em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. Conheça alguns dos eventos que acontecem em Belém e viva a experiência.

AUTO DO CÍRIO

Desde 1993, o centro de Belém recebe o Auto do Círio, um evento que toma as ruas com arte e cultura para homenagear a Padroeira da Amazônia, realizado pela Escola de Teatro e Dança da UFPA, na sexta-feira que antecede a Romaria do Círio de Nazaré.

O Centro Histórico de Belém vira um verdadeiro espetáculo com o Teatro de Rua. O cortejo inicia na rua Dom Bosco (Praça do Carmo), no bairro da Cidade Velha, seguindo pelas ruas Padre Champagnat/Largo da Sé, Rua Tomázia Perdigão até a praça D. Pedro II em frente aos Palácios Lauro Sodré e Antônio Lemos, onde acontece a apoteose e encerramento do cortejo.

ARRASTÃO DO CÍRIO

É hora de preparar o chapéu de fitas, pra balançar com o pavulagem! O cortejo, realizado pelo Instituto Arraial do Pavulagem, é inspirado na devoção do povo paraense, e sai após a chegada da romaria fluvial, na véspera da grande procissão do Círio de Nazaré.

Saindo da Escadinha da Estação das Docas, o cortejo segue rumo a Praça do Carmo, onde acontece o show de encerramento da programação, com a banda Arraial do Pavulagem e convidados.

Fonte: pavulagem.org

CHIQUITA

Após a passagem da berlinda, o lado profano do Círio de Nazaré, comandado por Eloi Iglesias, começa ao lado do público LGBTQIA+ e simpatizante. A festividade acontece na Praça da República, ao som da música paraense e pop nacional e internacional, com direito a premiação de ícones da comunidade.

A festa da Chiquita é símbolo de resistência e apesar de não ser reconhecida pela Igreja Católica como parte integrante da festividade, o IPHAN tombou a festa como patrimônio imaterial da humanidade.

FEIRA DO CÍRIO E MIRITI

A união das duas feiras dá vida à exposição com cerca de 44 mil peças, divididas entre brinquedos, cerâmicas, arte em madeira, confecções biojoias e acessórios, na Praça Waldemar Henrique. Os produtos são produzidos por artesãos, com apoio do Sebrae, dos municípios de Abaetetuba, Ananindeua, Moju e Belém.

É o momento de se encantar com as cores do artesanato paraense e adquirir uma lembrança do período de festividade.