EXPERIÊNCIAS DE RELIGIÃO

Fortes símbolos religiosos e do catolicismo, as igrejas de Belém vão muito além da devoção. A arquitetura tem destaque, assim como suas histórias, o que as torna atrativos turísticos da cultura paraense.

Basílica Santuário de Nsa. Sra. de Nazaré

Com a predominância do estilo neoclássico e detalhes impressionantes em toda o seu conjunto arquitetônico, a Basílica de Nazaré é um dos principais patrimônios históricos de Belém, construída pelos Padres da Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo, no início do século XX, com a ajuda do povo paraense.

Inspirado na Igreja de São Pedro, em Roma, e projetado pelos arquitetos italianos Gino Coppedé e Giuseppe Predasso. Seus vitrais contam histórias da bíblia, enquanto os mosaicos rezam a Salve Rainha, através de anjos. Em sua construção, foi utilizado materiais de mármores de carrara, vitrais franceses, mosaicos venezianos e todos os pontos são dirigidos a um único lugar: o altar da Virgem Maria.

O Santuário carrega o título de ser a única Basílica da Amazônia que tem a sua história atrelada a imagem de N. S. de Nazaré, que foi encontrada às margens do igarapé Murucutu, onde foi erguida a igreja. Ela é o ponto de chegada da maior procissão do estado, o Círio de Nazaré.

Igreja da Sé

A catedral mais antiga da cidade, sede da Arquidiocese de Belém e ponto de partida do Círio de Nazaré, teve a sua construção inspirada nos estilos neoclássico e barroco. Com um altar de mármore e alabastro, diretamente de Roma como doação do Papa Pio IX, a igreja ganha destaque com elementos que se assemelham às catedrais da idade Média e influência italiana.

Nos altares laterais, encontramos telas do pintor Domenico de Angelis, que representando a fé, caridade e o Bispo D. Macedo Costa, um dos destaques da catedral, responsável pela restauração do local, que foi entregue a Santa Maria de Belém, oferecendo a Nossa Senhora como cumprimento de uma promessa