O CÍRIO As várias faces do Círio

Lugares, cores e pessoas reunidas no Círio de Nazaré. A gente te apresenta como é viver essa festa!

Todo segundo domingo de outubro o belemense tem um encontro marcado nas ruas da cidade, é o dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora de Nazaré, Nazinha para os íntimos. É Círio outra vez! Os sinais são muitos, são as arquibancadas sendo montadas na Praça da República, o Cartaz da Santa que enfeita as portas, o estouro de fogos de artifício a qualquer instante e há até quem sinta o cheiro de maniçoba no ar.

Muito além da procissão, Belém reúne lugares, cores, sabores e pessoas, que tornam a festividade única e a experiência inexplicável.

A cidade, há mais de dois séculos, abriga uma das maiores e mais belas procissões católicas do mundo, e atrai um grande número de fiéis e turistas para participar do espetáculo que é o Círio de Nazaré, suas homenagens e romarias.

As ruas são tomadas por fiéis, não apenas na grande procissão de domingo, mas em outras manifestações de devoção, como a Trasladação, Romaria Fluvial e diversas peregrinações realizadas na quadra Nazarena.

Em setembro de 2004, o Círio de Nazaré foi registrado como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), envolvendo tudo aquilo que resume a festividade: a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, seu manto e berlinda, a corda, os carros de promessas, as canções e todos os seus fiéis.

É também neste período que Belém vive uma profusão de manifestações que vão do sagrado ao profano e tornam a cidade ainda mais atrativa, refletindo o caráter multicultural da Amazônia, com suas características estéticas, turísticas, sociais e culturais, como a culinária tradicional e o artesanato. É muito para viver e conhecer!

Fonte: Arquidiocese de Belém Unesco

EXPERIÊNCIAS DO CÍRIO